sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bivaque!




Uma das coisas que mais me chamaram atenção ao conhecer o clube de desbravadores foi os acampamentos, dormir em barracas, usar coisas naturais para sobreviver, sentir a liberdade era tudo de bom, mas com há um ditado que sempre pode piorar, com acampamento foi ao contrario sempre pode melhorar e melhorou! conheci o bivaque.
O Bivaque é uma forma de se acampar sem local definido, geralmente é para uma caminhada e não se usa barraca, pois fica difícil carrega-la, é bem radical e simplesmente maravilhoso.
Claro que devemos lembrar sempre; embora não se leva barraca e é bem radical, devemos programa-lo muito bem, e se for feito em unidade deve haver supervisão de adultos.
Para se incrementar o bivaque você pode caminhar por uma trilha pouco conhecida, fazer uso de matas enfim use a criatividade, nas atividades durante a pratica do bivaque, pode se: observar plantas, animais, pegadas, insetos, arvores etc.
Equipamento para o Bivaque, roupas deve se levar o minimo possível, uma muda para a caminhada, seguindo a regra para se caminhar e uma para dormir (se você estiver fazendo um bivaque de sobrevivencia ai não leva roupa para dormir) utencilios para cozinha, uma panela pequena, hoje se compra um kit que contem panela, faca, garfo, colher tudo junto e bem compacto, lanterna (há uma lanterna para bonés que é interessante pois deixa as mãos livres) cantil, um pedaço de corda de 2 metros, e claro o bom e velho saco de dormir. Estes itens são básicos você pode colocar algumas coisas mais conforme sua necessidade, cuidado para não ultrapassar o limite de peso para a mochila que é de 20% do peso de seu corpo. Há e a mochila eu particularmente aconselho para o bivaque a mochila compacta que se usa no exército brasileiro, ela é pequena resistente e leva só o necessário, você pode compra-la em uma loja especializada.
Em outro post vou dar com mais detalhes equipamentos indispenssavéis que o desbravador deve ter, aqui foi só uma idéia.
E lembre-se é no bivaque, que o espirito de sobrevivencia é colocado aprova, e cada quilometro andando torna-se valioso.
Aproveitem bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário