segunda-feira, 21 de maio de 2012

Orientação!



  "O norte sempre esta lá... é só saber acha-lo"




Você já parou para pensar, oquê realmente é estar perdido? Olha só, o dicionario Aurélio da a seguinte definição para "perdido" o que se perdeu, óbvio...
Certa vez um guarda florestal ao ser perguntado se ele já havia se perdido, após alguns minutos pensando ele respondeu, "Não nunca me perdi, já estive desorientado por cinco dias", ao analizarmos esta resposta veremos que este guarda tinha razão, pois o problema de quando achamos que estamos perdido é na verdade não saber onde estamos.
Nós desbravadores devemos nos preparar muito e aprender bastante sobre orientação, para nunca passarmos por dificuldades no meio da mata.
A orientação é uma das áreas que mais gosto e me fascina, ao nosso lado a tantas coisas que podemos usar e nos orientarmos, por isso resolvi colocar este artigo, aqui vou falar sobre muitas coisas e dar algumas dicas, na aba especialidades vou colocar os tópicos da especialidade de orientação imprima e estude sempre, pois por ser muito complexa esta areá, podemos nos esquecer.
Vamos lá então. Primeiro como saber se estamos perdido? Há alguns fatores que devemos ter em mente são eles:
1. Condições climáticas adversas.
2. Anoiteceu muito rápido, você não calculou bem o tempo.
3. Você entrou em um local e a trilha sumiu.
5. A equipe que tinha que deixar pistas, não foi eficiente.
Agora você percebe que esta desorientado, e o quê fazer?
Imediatamente pare e mantenha a calma, procure uma clareira para descansar e se necessário passar a noite, verifique a quantia de alimento que você tem e faça uma reprogramação para que se for o caso, o alimento dure, procure água, oriente-se, ache algo alto onde você possa subir, procure localizar os pontos cardeais, marque o local que você esta, trasse uma direção e caminha por dez ou quinze minutos, se não adiantou volte e repita a operação, se você perceber que vai anoitecer se preocupe em preparar o local para dormir, no dia seguinte continue os procedimentos, é mais vantagem iniciar ao amanhecer, pois assim você terá mais tempo para se localizar, ao deixar o local inicial nunca esqueça de deixar pistas para uma possível equipe de resgate saber onde você esta e por onde foi.
Uma grande ajuda são os animais eles possuem um enorme grau de orientação, você pode tirar vantagens disso.
Lembre-.se se há água, plantações e gado haverá presença de pessoas por perto.
Eis algumas dicas para se orientar:
João de barro:
    Esta ave de cor marrom geralmente constrói seu ninho, com a porta virada para o Leste ou Norte, embora há duas possibilidades você já tem algo há que se apegar.
Os rios:
Alem de proporcionarem água, geralmente há povoados ao redor do seu leito, siga um rio e você ira encontrar ajuda.
Relógio de ponteiros:
Este outrora muito usado já esta fora de moda, mas a verdade que um relógio de ponteiros é uma forte ferramenta ao se perder. Pegue o relógio e vire ele com o ponteiro das horas alinhando com o sol, faça uma linha imaginaria ou coloque o ponteiro dos minutos na posição de 12h, forme uma linha imaginaria no meio do angulo que se formara entre os dois ponteiros, ali será o norte.

Ex:


E por fim a Bussola:
 Claro a boa e velha bussola, esta deve fazer parte dos itens prioritários do desbravador, não vou explicar seu usso por hora, pois pode ser confuso, importante a principio saber que seu ponteiro sempre aponta para o norte, adquira uma e aprenda a usa-la, quando menos esperar você vai precisar.
.





Eis ai algumas dicas, o importante é sempre se preparar, nunca saia para acampar ou fazer uma caminhada sem avisar a pelo menos duas pessoas diferentes, diga para onde vai, o tempo que vai ficar por la e quando pretende retornar, assim se algo acontecer saberão por onde começar a procura-lo, nuca subestime a mata, uma mata fechada pode facilmente confundir inclusive pessoas experientes.
Estude bastante, aprenda realmente tudo sobre orientação e bom aproveito em suas aventuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário